sexta-feira, 28 de junho de 2013

VIVER ... RESISTINDO AS TENTAÇÕES


     RESISTINDO AS TENTAÇÕES



   
  “Bem aventurado é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” Sl.1.1

     Quando Deus criou o mundo, preparou um paraíso terreno e o colocou nas mãos do Homem. Dando o domínio de tudo a Adão e Eva os abençoou e ordenando-lhes: “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a”.

     Dotado de livre arbítrio, o homem habitava no paraíso livremente, tomando todas as decisões que achava conveniente, ao seu bel prazer. Todavia Deus o pôs a prova fazendo-lhe uma advertência, para que nunca comesse do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, sob pena de que se desobedecesse a essa ordem certamente morreria.  

     Todavia movidos pela dúvida, curiosidade, e na ânsia de tirar proveito com o conhecimento do bem e do mal, não resistiram a primeira tentação de comer o fruto proibido, e a partir de então tomando consciência do pecado cometido, procuraram inutilmente se esconder, da presença do Senhor Deus, por entre as árvores do jardim, sendo, portanto, expulsos e condenados a tirarem o próprio pão, do suor de seus rostos.

     O fato acima narrado, não é apenas uma ilustração bíblica, ele retrata fielmente o comportamento humano no dia a dia. Quem já não tomou conhecimento de pessoas que se deu mal, por dar ouvidos a conselhos ou provocações de criaturas maléficas que disseminam discórdias? De muitas que já se engodaram ao se acompanhar com indivíduos de maus costumes? Ou ainda das que tiveram suas vidas encarceradas ou ceifadas por compartilharem dos mesmos costumes e interesses de grupos de zombadores de má índole?
      
     Por que isso acontece? Visto que são visíveis as consequências advindas pela prática da desobediência a Deus, as normas, aos pais, aos superiores, etc. Provavelmente pelas mesmas razões que motivaram Adão e Eva. Senão vejamos:
     I – Eva ouviu e acatou os argumentos da serpente, porque já estava em seu coração a inclinação de pecar;
     II – Adão vendo que Eva provara o fruto e nada lhe acontecera, não hesitou em provar também;
     III – Ambos erraram conscientemente, pois foram avisados das consequências em caso de desobediência;
     IV – Ambos aceitaram a provocação dando vazão ao desejo de provar do fruto proibido, sem tentar fugir do pecado, levados pela concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida;
     V – Nenhum dos dois assumiu a culpa de seus atos, atribuindo ao outro a razão de sua queda;
     VI – Após o ato consumado, procuraram esconder-se de Deus, ou seja, não enfrentaram o problema.   

     Adão e Eva rejeitaram o que de bom grado Deus lhes oferecera, trocando a paz e a tranqüilidade que desfrutavam no paraíso, simplesmente por um momento de prazer, ou certamente na intenção de conseguir muito mais vantagens, sem, contudo assumirem a responsabilidade de seus atos, procurando ainda, esconder-se para fugirem dos castigos prometidos.

     Trazendo para a nossa realidade, observa-se que o ser humano está sempre insatisfeito com o que tem, por achar que pode conseguir muito mais, por muito menos, sendo que devido essa constante insatisfação alguns se desviam do caminho do bem, indo à busca de caminhos que são atrativos aos seus olhos, mas que ao final são caminhos de morte.
         
     É por isso que a violência vem tomando proporções assustadoras, devido à caça aos tesouros alheio, à busca do enriquecimento ilícito, a luta desigual pelo poder, e outras formas mais de ganhar dinheiro fácil, onde os fins justificam os meios, e onde todos os que atrapalham são dizimados ou afastados impiedosamente.

     Todavia, enganam-se os que pensam que podem praticar atos ilícitos e ficar impunes, pois assim como Adão e Eva foram punidos, qualquer um que de forma consciente se omite ou pratica uma ação contrária a moral e aos bons costumes, sabendo que essa ação acarretará graves consequências materiais ou morais, estará sujeito às penas das leis, tanto divinas como terrenas.

      

  Portanto seja um dos tais que RESISTE AS TENTAÇÕES, e a exemplo de Jô, agrade a Deus, sendo sincero, reto, temente, e que se desvia do mal, pois se portando dessa forma, ganharás como premio a VIDA ETERNA. Iramaia 26/06/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário