terça-feira, 28 de maio de 2013

VIVER E CONHECER O ESPERANTO



VIVENDO E... CONHECENDO ESPERANTO




O QUE É


   Esperanto, é uma língua mundialmente conhecida, originada de uma combinação de vários idiomas. Foi idealizada pelo médico judeu Ludwik Lejzer Zamenhof, em 1887, o qual visava criar uma língua  naturalmente facil, com gramática simples, e de âmbito internacional, que servisse de elo entre as nações em busca da paz, conforme seu próprio nome sugere.

COMO SURGIU

   Em plena época do Império Russo, Zamenhof vivia na Polônia, quando esta ainda era conhecida como Białystok, onde moravam muitos povos que falavam muitas línguas, o que dificultava a compreensão no dia a dia, dessa forma ele sentiu-se motivado a criar uma língua auxiliar neutra, no intuito de solucionar o problema.

SUA EVOLUÇÃO

   A primeira versão foi criada ainda em sua adolescencia que chamou de “lingwe universala”, uma espécie de esperanto arcaico. Porém seus apontamentos foram destruidos pelo pai de Zamenhof quando este foi para Moscou estudar Medicina. Todavia ele não desistiu, e logo  reescreveu tudo, adicionando melhorias e fazendo a língua evoluir.

   O primeiro livro sobre o esperanto foi lançado em 26 de julho de 1887, em russo, contendo as 16 regras gramaticais, a pronúncia, alguns exercícios e um pequeno vocabulário, seguindo-se publicações em alemão, polonês e francês, ocasionando o aumento de adeptos da língua, primordialmente no Império Russo e na Europa Oriental, depois na Europa Ocidental, nas Américas, na China e no Japão.

   O primeiro Congresso Universal de Esperanto, ocorreu em 1905 em Bolonha-sobre-o-Mar, na França, com quase mil pessoas, de diversos povos. Em 1906 foi fundado no Brasil o primeiro grupo esperantista, o Suda Stelaro em Campinas, 19 anos após o surgimento da língua.
FATOS ADVERSOS
   Apos um período de grande expansão  Esperanto recuou drasticamente o seu crescimento, foi no período das duas guerras mundiais, devido a perseguição das tropas comandadas por Hitler e Stalin os quais matavam os esperantistas onde os alcançassem, ocasião em que a família de Zamenhof também foi dizimada.

NOVO IMPULSO

            Somente após a Segunda guerra mundial o Esperanto tomou novo impulso. Em 1954, a UNESCO reconheceu formalmente o valor do esperanto para a educação, a ciência e a cultura, e, em 1985, novamente a UNESCO recomendou aos países membros a difusão do esperanto. Após 1995, com a popularização e disseminação da Internet, o movimento esperantista ganhou nova força.

   Dessa forma ao longo do tempo Esperanto vem tomando um espaço considerável e de amplitude internacional, apesar de ser uma língua pouco difundida obviamente por falta de incentivo no meio acadêmico  talvez por não ser idioma oficial em nenhum país.Mesmo assim, ela é considerada como língua oficial em certas organizações.

FORMAÇÃO LINGUÍSTICA

   NO Esperanto As regras para formação de palavras são simples e diretas. utiliza-se um sistema extensivo de afixos que, livremente combinados com raízes/radicais, onde o sufixo -o indica um substantivo, -a um adjetivo, -e um advérbio, -i um verbo no infinitivo, -as um verbo no tempo presente do indicativo, sem conjugação de verbos variáveis por pessoa ou número e com três modos — indicativo, imperativo e subjuntivo, além das formas nominais do verbo e seis particípios; tem apenas dois casos morfológicos: o acusativo e o nominativo.

      A gramática segue poucas regras simples, entre elas as chamadas 16 regras do esperanto, sendo porém necessário algum estudo para uma aprendizagem satisfatória.As palavras são formadas pela junção regular de radicais (prefixos, sufixos e outros), de modo que “novas” palavras criadas ad hoc são compreendidas trivialmente através da sua análise morfológica.

ONDE É USADO

    O uso do Esperanto é bastante empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, como é o caso da Universidade Federal do Ceará - UFC.

CARACTERÍSTICAS

    Uma das características principais encontradas entre os Esperantistas é o anseio comum de fraternidade,  tolerância e respeito aos costumes e crenças. O repúdio ao imperialismo cultural é muito comum entre os mesmos, despertando entre si o desejo de intercâmbio e contato com outros povos, o que favorece bastante no aprendizado da língua.
CONCLUSÃO
   Dia 26 de julho de 2012, o Esperanto comemora 125 anos, sendo hoje uma língua que conta com o reconhecimento da ONU, Unesco e Comunidade Europeia, além de ser língua de trabalho do  Google  e de seu  tradutor automático, e ter destaque na  Wikipedia, dentre as línguas com mais de 100.000 títulos.

   Às vésperas da aprovação final do Projeto de Lei 6162-2009, que introduz o ensino do Esperanto nas escolas de nível médio do Brasil, a Universidade de Brasília- UNB acrescentou oficialmente o Esperanto às 12 línguas atualmente ensinadas naquela universidade. 

         Aqui em Fortaleza há vários locais de encontros entre os estudiosos da língua, temos por exemplo um grupo em Messejana  no paradisíaco local onde está localizada a casa do Escritor Cearense José de Alencar, ocorrendo regularmente nos últimos sábados de cada mês  aberto a quem quiser conhecer ou trocar conhecimentos.
VALE A PENA CONHECER MAIS SOBRE ESSA LÍNGUA.

fonte - Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário